Situação em Moimenta da Beira melhora "significativamente"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 ago (Lusa) -- O combate ao incêndio em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, "está a melhorar significativamente", ajudado pela descida de temperatura, mas alguns bens foram "muito significativamente ou totalmente" destruídos, disseram à Lusa fontes no terreno.

Em declarações à Lusa, cerca das 00:30 de hoje, o segundo comandante distrital dos bombeiros de Viseu, Henrique Pereira, adiantou que o fogo, que deflagrou ao início da tarde de quinta-feira, "ainda tem três frentes ativas, duas a ceder ao combate" e uma outra que arde "com intensidade".

No terreno estão mobilizados 260 homens e cerca de 80 viaturas, mas o combate às chamas "está a correr bem e os bombeiros daqui a mais algum tempo acabam com essas frentes", previu o operacional.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, disse que hoje vai "começar a fazer uma avaliação aos prejuízos que ocorreram", não podendo ainda adiantar "nenhum valor" concreto.

"Posso dizer que [os prejuízos] são muito significativos, porque há um série de culturas que foram afetadas e há algumas famílias cujos bens foram muito significativamente destruídos, até, alguns deles, completamente destruídos", descreveu.

"A temperatura baixou muito, a humidade subiu bastante e isso faz com que, neste momento, as condições estejam já melhores. O combate que se mantém é agora mais eficaz. Continua a haver muitos meios no terreno", referiu ainda.

SBR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.