Câmara de Viana indeferiu pedido para instalar arena para tourada

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 ago (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo indeferiu hoje o pedido da "Prótoiro" para instalar uma arena amovível em Darque, alegando falta de condições de segurança e mobilidade no espaço escolhido para o regresso das touradas à cidade.

"Indeferimos o licenciamento porque temos muitas dúvidas relativamente às questões de segurança e mobilidade do espaço. Solicitámos à 'Prótoiro' que apresente um plano de mobilidade, visto que é uma via muito estreita, tem uma acessibilidade muito complicada", avançou hoje à Lusa o autarca de Viana do Castelo.

Segundo José Maria Costa, do pedido de licenciamento para a instalação desta arena amovível com capacidade para 3.300 pessoas, que a "Prótoiro" entregou na Câmara na segunda-feira, "não constava qualquer plano de mobilidade" para o local, cujo acesso não permite o cruzamento de viaturas.

"Não há lugares para estacionamento, não há lugares para serviços de emergência e temos de garantir as condições de segurança, nomeadamente a rápida acessibilidade de bombeiros e de serviços de emergência médica, se for necessário", apontou ainda José Maria Costa, questionado pela Lusa.

Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a "Seca do Bacalhau".

A "Prótoiro" garantiu que este processo reunia "todas as condições legais" para ser deferido, admitindo recorrer aos tribunais se tal não acontecesse.

"Este pedido para o licenciamento é apenas da instalação da praça, que é o único poder da Câmara, e que mesmo assim não é discricionário. Ou seja, se estiverem reunidas todas as condições legais, como é o caso, a Câmara não pode indeferir o pedido", afirmou à Lusa, na altura, o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo classificou esta pretensão como uma "provocação".

José Maria Costa mantém a intenção de impedir que se repita o que aconteceu em 2012, ano em que a corrida aconteceu mesmo, mas na freguesia de Areosa, alegando a falta de tradição local e a defesa dos direitos dos animais.

Por proposta da maioria PS, a Câmara de Viana do Castelo aprovou em fevereiro de 2009 uma declaração afirmando-se como "antitouradas", garantindo travar o licenciamento deste tipo de espetáculos sempre que tal dependesse de autorização municipal.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.