Administração hospitalar anuncia início de obras no Hospital de Águeda

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, 01 ago (Lusa) - A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga anunciou hoje a adjudicação da obra de requalificação do bloco operatório e enfermarias do Hospital de Águeda, num investimento de 150 mil euros.

Numa nota à imprensa, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga dá conta de que no dia 31 de julho foi adjudicada a obra, "que contribuirá para a consolidação da qualidade e segurança dos cuidados a prestar aos doentes" e anuncia que os trabalhos "começam já na primeira quinzena de agosto.

Segundo dá conta o texto, "está terminado o processo de adjudicação quer dos trabalhos, quer de aquisição dos equipamentos necessários à requalificação do Bloco Operatório e respetivas enfermarias de apoio do Hospital de Águeda", o que "melhorará circuitos, conferirá maior conforto e otimizará a produção cirúrgica" do Centro Hospitalar.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, José Afonso, esclarece que o projeto se insere "no âmbito da política de qualidade e segurança do doente, é transversal às três instituições do Centro Hospitalar, e visa uma melhoria efetiva das instalações e equipamentos que, por sua vez, terão repercussão na qualidade da prestação de cuidados e no conforto do doente".

Com a intervenção agora anunciada, cada enfermaria terá duas camas (num total de doze), "respeitando as boas práticas clínicas", quando até agora, as enfermarias tinham quatro camas, "número que punha em causa a segurança do doente e o necessário controlo da infeção".

Com um investimento global na ordem dos 150 mil euros, incluindo equipamentos, os trabalhos "iniciar-se-ão no decorrer da primeira quinzena de agosto, mês em que, por se tratar de um período forte de férias, a produção cirúrgica é já, por norma, substancialmente reduzida" e deverão prolongar-se por um período de 45 dias.

A administração do Centro Hospitalar esclarece ainda que "há três semanas, foi encerrado o Bloco Operatório e as respetivas enfermarias de apoio e retirados os equipamentos para serem acondicionados em segurança, de forma a serem repostos, em perfeito funcionamento, após a conclusão da intervenção".

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.