Inspector da Justiça abre processo para averiguar alegado tratamento de favor a Sócrates

Inspector da Justiça abre processo para averiguar alegado tratamento de favor a Sócrates
| País
Porto Canal

O inspetor-geral dos Serviços da Justiça disse hoje que foi instaurado um processo com base na carta do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional que denunciava haver tratamento de favor a José Sócrates na prisão de Évora.

O processo de queixa/reclamação foi aberto na terça-feira, adiantou o inspetor-geral da justiça, Manuel Eduardo Santa, numa resposta enviada à Agência Lusa.

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional enviou na segunda-feira uma carta ao diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com conhecimento da ministra da Justiça, na qual denunciava a existência de "situações preocupantes" no Estabelecimento Prisional de Évora.

Na carta, o sindicato referia que "segundo parece, o recluso José Sócrates quando pretende ligar [telefone] desloca-se ao gabinete do adjunto do diretor, ficando este a aguardar fora do gabinete enquanto o recluso efetua as chamadas telefónicas".

Na missiva é ainda indicado que as visitas ao ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão preventiva, "são em maior número do que as dos restantes reclusos, sendo que neste caso e segundo parece não está a ser cumprido o previsto no regulamento geral no que respeita à acreditação e emissão de cartões de visita, ao número de visitas e ao seu tempo de duração".

Manuel Eduardo Santa, indicou que na terça-feira "foi instaurado na Inspeção Geral dos Serviços de Justiça, um processo de queixa/reclamação, com base numa exposição" do sindicato.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.