Candidatura para intervenção nas Convertidas foi aceite

Candidatura para intervenção nas Convertidas foi aceite
| Norte
Porto Canal

A candidatura para a intervenção no Quarteirão das Convertidas, em Braga, com vista à instalação no local da Pousada da Juventude, foi aceite pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), comunicou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia afirma que a aceitação da proposta pelo IHRU, no âmbito do programa Reabilitar para Arrendar, que "conduz à sua aprovação", é "prova" que o projeto é "gerador de atratividade".

A autarquia pretende instalar no antigo Convento das Convertidas uma Pousada da Juventude, um Centro Euro-Atlântico de Juventude, a Loja Europa Jovem e um Museu de Sítio, projetos para os quais foi aprovada pela maioria socialista a expropriação, por cerca de três milhões de euros, dos terrenos vizinhos às Convertidas.

O IHRU já comunicou à Câmara Municipal de Braga a aceitação da candidatura para intervenção no Quarteirão das Convertidas, à Avenida Central. A aceitação da candidatura, no âmbito do programa "Reabilitar para Arrendar", conduz à sua aprovação", informa o texto.

Segundo o mesmo documento, a autarquia considera que a decisão por parte do IHRU "é a prova de que os projetos apresentados para este local são geradores de atratividade para a cidade, criando uma melhoria no espaço público e reabilitando peças importantes do património bracarense".

O documento aponta que os autores da candidatura estimam que o projeto possa, "a curto prazo, gerar uma melhoria ambiental, patrimonial e económica, com a particularidade de poder gerar dezenas de empregos diretos e indiretos neste difícil momento do país".

A autarquia informa ainda que o programa Reabilitar para Arrendar "visa a reabilitação ou criação de espaços do domínio municipal para uso público, desde que ocorram no âmbito de uma operação de reabilitação urbana sistemática".

O texto explica que a avaliação global das candidaturas foi realizada tendo em conta critérios como os da "qualidade e amplitude da estratégia de reabilitação urbana, benefícios fiscais associados aos impostos municipais ou sustentabilidade e viabilidade dos investimentos previstos".

Teve ainda em conta, refere o comunicado, a "capacidade para atrair outros investimentos, nomeadamente da iniciativa privada", e a "contribuição para a disseminação das ações de reabilitação urbana no território nacional".

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.