Alfândega da Fé garante empréstimo de 542.800 euros do Fundo de Apoio Municipal

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jan (Lusa) - O município de Alfândega da Fé viu aprovado um auxílio transitório de urgência ao abrigo do Fundo de Apoio Municipal (FAM), no valor de 542.800 euros, adiantou hoje à agência Lusa uma fonte oficial do Governo.

Segundo a fonte governamental, o apoio transitório de urgência solicitado pela Câmara de Alfândega da Fé foi hoje aprovado e os 542.800 euros vão ser emprestados para o pagamento de despesas urgentes em três tranches, nos valores de cerca de 375.000, de 116.000 e de 52.000 euros.

O auxílio transitório de urgência previsto no FAM já foi aprovado para os municípios de Alfândega da Fé, Aveiro, Cartaxo e Vila Nova de Poiares, encontrando-se apenas em fase de aprovação os pedidos de Santa Comba Dão e Nazaré.

De acordo com a fonte governamental, o pedido de Alfândega da Fé seguiu hoje para publicação em Diário da República, após ter obtido o último despacho que autoriza o empréstimo, assinado pelos secretários de Estado da Administração Local, Adjunto e do Orçamento e do Tesouro.

"Vamos aproveitar a adesão ao FAM para renegociar a dívida à banca, a médio e no longo prazo, com melhores condições", explicou, em anteriores declarações à Lusa, a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes (PS).

Aveiro foi o primeiro município a ver aprovado o adiantamento para despesas com salários e serviços essenciais, até 10,5 milhões de euros, seguido de Vila Nova de Poiares, com 854 mil euros, e do Cartaxo, que vai receber um empréstimo de 4,8 milhões de euros.

A direção executiva do FAM já recebeu pedidos de adesão de 14 municípios, dos quais 11 estavam obrigados a solicitar o apoio e três estavam no regime de adesão facultativo.

De acordo com dados da Direção-Geral das Autarquias Locais, estima-se que 19 autarquias tenham de recorrer ao FAM, se a dívida total ultrapassar 300% a média da receita dos últimos três anos, e 23 possam optar por outras medidas de reequilíbrio financeiro.

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios, no prazo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Governo desde já o apoio aos municípios em situação crítica.

LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.

Colisão entre dois carros faz cinco feridos em Famalicão

Cinco pessoas sofrerem ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão rodoviária que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, na freguesia de Louro, em Vila Nova de Famalicão, informaram os Bombeiros Voluntários Famalicenses numa publicação na rede social Facebook.