AHRESP lamenta prorrogação do prazo do IVA

| Norte
Porto Canal / Agências

Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***

Lisboa, 31 jul (lusa) -- A associação da hotelaria e restauração, AHRESP, lamentou hoje não ter sido informada pelo Governo da prorrogação do prazo do relatório do grupo de trabalho do IVA e salientou que uma baixa deste imposto não pode esperar por 2014.

"A catástrofe está iminente, no final do ano, vai fechar tudo e é mau demais", afirmou em declarações à Lusa o secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, criticando ter sido informado pela comunicação social da prorrogação daquele prazo.

A associação salienta que o grupo de trabalho "não cumpriu com a sua missão" , que era produzir até ao final de julho um relatório sobre a situação fiscal da hotelaria e restauração, e lamenta que, passado sete meses, apenas haja um adiamento do prazo.

"Se os membros do grupo de trabalho tem como objetivo protelar uma decisão para que seja discutida apenas no Orçamento do Estado de 2014, desenganem-se! O setor não aguenta, está tudo por um fio, e é uma questão social, são vidas humanas que estão acima de qualquer receita fiscal das finanças", afirmou o secretário-geral da AHRESP.

Na terça-feira, véspera de terminar o prazo do grupo de trabalho, o ministério das Finanças emitiu uma nota às redações dando conta da prorrogação, até 27 de agosto, do prazo de apresentação do relatório.

"Esta decisão fundamenta-se nas recentes alterações ocorridas na composição do Governo, bem como na necessidade de recolha de informação complementar de suporte às conclusões do relatório, lê-se na nota das finanças.

VP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.