Luta dos utentes mantém extensão de saúde de Arnoso, Famalicão, aberta até decisão judicial

Luta dos utentes mantém extensão de saúde de Arnoso, Famalicão, aberta até decisão judicial
| Norte
Porto Canal

A extensão de saúde de Arnoso Santa Maria, em Famalicão, vai continuar em funcionamento até o tribunal se pronunciar sobre a providência cautelar interposta pelos utentes, informou hoje fonte da Administração Regional de Saúde do Norte.

A fonte sublinhou que "a decisão do encerramento está tomada" e será concretizada logo que o tribunal se pronuncie sobre a providência cautelar.

Na terça-feira, o presidente da Junta de Arnoso, Jorge Amaral, disse que lhe tinha sido comunicado, pela Câmara, que a extensão de saúde da freguesia hoje já não funcionaria.

Os utentes daquela extensão interpuseram uma providência cautelar para tentar travar o fecho, tendo o juiz dado 10 dias à Administração Regional de Saúde para deduzir oposição, um prazo que ainda decorre.

Entretanto, a extensão de saúde de Louro, também em Famalicão, hoje já não está a funcionar, sendo os utentes encaminhados para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine.

Esta unidade está também preparada para servir os utentes da extensão de Arnoso.

Os autarcas das duas freguesias contestam o encerramento das extensões, alertando, nomeadamente, para a falta de transportes públicos até Nine.

A Câmara, que também se opõe ao encerramento, já diligenciou no sentido de reforçar as carreiras rodoviárias entre as freguesias servidas pelas extensões que vão fechar e Nine.

+ notícias: Norte

Suspeito de matar estudante em Braga fica em prisão preventiva

O suspeito de esfaquear mortalmente um estudante de 19 anos junto ao Bar Académico, em Braga, ficou este sábado em prisão preventiva, adiantou à agência Lusa o advogado do arguido.

Três homens e uma mulher constituídos arguidos por contrafação na feira dos Carvalhos

Três homens, com idades entre os 47 e 64 anos, e uma mulher, de 62 anos, foram constituídos arguidos por alegada contrafação na feira dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, foi revelado este domingo.

Técnico do INEM agredido durante emergência em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na noite de sábado no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, foi revelado este domingo.