Luta dos utentes mantém extensão de saúde de Arnoso, Famalicão, aberta até decisão judicial

Luta dos utentes mantém extensão de saúde de Arnoso, Famalicão, aberta até decisão judicial
| Norte
Porto Canal

A extensão de saúde de Arnoso Santa Maria, em Famalicão, vai continuar em funcionamento até o tribunal se pronunciar sobre a providência cautelar interposta pelos utentes, informou hoje fonte da Administração Regional de Saúde do Norte.

A fonte sublinhou que "a decisão do encerramento está tomada" e será concretizada logo que o tribunal se pronuncie sobre a providência cautelar.

Na terça-feira, o presidente da Junta de Arnoso, Jorge Amaral, disse que lhe tinha sido comunicado, pela Câmara, que a extensão de saúde da freguesia hoje já não funcionaria.

Os utentes daquela extensão interpuseram uma providência cautelar para tentar travar o fecho, tendo o juiz dado 10 dias à Administração Regional de Saúde para deduzir oposição, um prazo que ainda decorre.

Entretanto, a extensão de saúde de Louro, também em Famalicão, hoje já não está a funcionar, sendo os utentes encaminhados para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Nine.

Esta unidade está também preparada para servir os utentes da extensão de Arnoso.

Os autarcas das duas freguesias contestam o encerramento das extensões, alertando, nomeadamente, para a falta de transportes públicos até Nine.

A Câmara, que também se opõe ao encerramento, já diligenciou no sentido de reforçar as carreiras rodoviárias entre as freguesias servidas pelas extensões que vão fechar e Nine.

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.