Cabeceiras de Basto "medalha" flautista que integra Orquestra Nacional de França

| Norte
Porto Canal / Agências

Cabeceiras de Basto, Braga, 30 dez (Lusa) - A Câmara de Cabeceiras de Basto decidiu atribuir a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro à flautista Adriana Ferreira, uma jovem natural daquele concelho que é solista da Orquestra Nacional de França, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, pretende-se distinguir o "relevante" contributo de Adriana Ferreira, atualmente com 24 anos, "para o aumento de prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto na região, no país e no mundo".

Em 2010, a Câmara de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, já tinha distinguido Adriana Ferreira com um voto de louvor, congratulação e regozijo.

Solista da Orquestra Nacional de França desde 2012, Adriana Ferreira obteve, a 1 de dezembro, o 2.º prémio (1.º não atribuído) e o prémio Coup de Coeur Breguet, no Concurso Internacional de Genebra, na Suíça.

Ao longo de 2014, obteve ainda o 1.º prémio no Concurso Internacional de Flauta Severino Gazzenoli, em Itália.

Adriana Ferreira gravou em 2011 o CD "Danse des Sylphes", com a pianista Isolda Crespi.

Atualmente prepara a gravação de um novo CD com piano e um outro CD com a Orquestra de Câmara de Genebra.

Em 2010, foi galardoada com o 1.º prémio, o prémio da Orquestra e o prémio do jovem júri no Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen, na Dinamarca.

Adriana Ferreira, que integrou a Banda Cabeceirense, é licenciada e mestre pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne.

Colabora também com a Orquestra XXI, projeto que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro.

"A câmara distingue assim um percurso notável no campo musical de uma cabeceirense que se tem destacado pela excecional qualidade de executante em flauta, através da conquista de prémios de grande mérito internacional", referiu ainda a fonte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.