Ciclista português Tiago Machado lidera Katusha no Tour Down Under

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 24 dez (Lusa) -- O ciclista português Tiago Machado vai estrear-se e liderar a equipa russa Katusha no Tour Down Under, primeira prova do calendário internacional em 2015, que se realiza na Austrália, de 17 a 25 de janeiro.

"O Tour Down Under será a minha primeira prova com a Katusha e estou ansioso para provar à equipa que fez bem em contratar-me", afirmou Tiago Machado, de 29 anos, citado pela organização da prova australiana.

Tiago Machado, que se transferiu da NetApp-Endura para a Katusha, assinando por dois anos, vai liderar a equipa, que também contará na Austrália, em redor de Adelaide, com o russo Maxim Belkov e o trepador italiano Giampaolo Caruso.

Os russos Vladimir Isaychev, Sergey Lagutin e Aleksei Tsatevich e o alemão Rudi Selig completam a formação da Katusha.

"Está sempre muito calor à volta de Adelaide. Muitos ciclistas europeus sofrem com isso, mas eu não, eu gosto do calor", disse Tiago Machado.

O diretor da equipa russa Gennady Mikhaylov confirmou Tiago Machado como líder da equipa e espera que o português tenha uma boa estreia ao serviço da Katusha.

"Tiago gosta do Tour Down Under. Participou duas vezes na prova e em ambas teve sucesso. Está motivado para fazer ainda melhor em 2015", disse Mikhaylov, lembrando o terceiro posto do português em 2012 e o nono em 2013.

Vencedor da Volta a França em 2011, o australiano Cadel Evans poderá ser um dos participantes do Tour Down Under, primeira prova do calendário da União Ciclista Internacional (UCI) em 2015.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.