Câmara de Viseu comprou Casa das Bocas para instalar Unidade de Saúde Familiar

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 dez (Lusa) -- A Câmara de Viseu comprou a Casa das Bocas por 230 mil euros com a intenção de aí instalar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) de apoio ao centro histórico, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

"Vamos depois candidatar este edifício a fundos comunitários para fazer a sua reabilitação e o próprio Ministério da Saúde irá equipá-lo com o que for necessário para o funcionamento de uma USF", explicou Almeida Henriques aos jornalistas, no final da reunião da Câmara.

Na reunião de hoje foi aprovada a ratificação do contrato promessa de compra e venda do edifício, que se insere na estratégia de revitalização do centro histórico, ao permitir criar "um novo serviço-âncora".

Situada na Rua João Mendes (também conhecida por Rua das Bocas), esta é uma casa senhorial que deve o seu nome às gárgulas existentes sob o beiral do telhado.

"Se há uma coisa que iremos preservar é seguramente a fachada do edifício e manter as gárgulas que lá estão", assegurou o autarca.

Almeida Henriques disse já ter pedido à Sociedade de Reabilitação Urbana que faça o projeto de reabilitação, estimando que as obras custem cerca de 600 mil euros.

"Depois, faremos um contrato de cedência ao Ministério da Saúde", acrescentou.

Segundo o autarca, ainda não foi estabelecido o cronograma final da USF com o Ministério da Saúde.

Durante a reunião de hoje foi também abordada a possibilidade de colocar câmaras de vigilância para regulação de tráfego nalgumas zonas da cidade e, ao mesmo tempo, prevenir atos de vandalismo.

"Seria no centro histórico, na Cava de Viriato e na parte do funicular. São as três zonas da cidade onde há mais vandalismo", explicou aos jornalistas, acrescentando que pediu à PSP que avalie essa possibilidade.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.