Misericórdia do Porto promove formação a 30 jovens em risco de exclusão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 jul (Lusa) -- O provedor Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, anunciou hoje o início do projeto "Arco Maior" que, através de uma "colaboração alargada", com outras entidades, visa dar formação e "projetos de vida" a jovens em risco.

"O que se pretende é dar um sentido e fazer um projeto de vida para muitos jovens que não conseguem acabar a escolaridade obrigatória e necessitam de ser enquadrados de novo no sistema de ensino, ainda que seja num sistema de ensino mais profissional", explicou à Lusa António Tavares.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto assinou hoje com a Universidade Católica do Porto um protocolo para formar 30 jovens "em situação de abandono e exclusão social" que ainda não estão "aptos para frequentarem as diferentes ofertas formativas existentes".

O projeto "Arco Maior", cuja primeira etapa decorrerá durante o ano letivo 2013-2014, conta ainda com a colaboração de mecenas, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, das comissões de Proteção de Menores e Jovens em Risco e do Ministério da Educação, que no final vai certificar as habilitações dos jovens, indicou António Tavares.

Para já, a iniciativa vai abranger "30 jovens" que vão ser "indicados pelas comissões de Proteção de Menores e Jovens em Risco e pelas próprias escolas da zona", revelou o provedor.

Admitindo que o total de jovens a precisar de apoio é "muito mais substancial", porque "são bastantes os jovens que abandonam o sistema de ensino formal", António Tavares explica que este "é o universo que neste momento é possível atingir".

"Trata-se de um projeto-piloto que começa agora", afirmou.

A "primeira etapa do projeto" diz respeito ao ano letivo 2013-2014 e no fim "vai ser avaliado".

"Se os resultados, como espero, forem positivos, a parceria vai ser renovada", adiantou António Tavares.

Integrar os jovens que se encontram em deriva social, desenquadrados de qualquer sistema de educação e formação, em percursos escolares e profissionais é um dos objetivos do projeto.

O "Arco Maior" pretende ainda assegurar a esses jovens "formação e certificação equivalentes ao 6.º ou ao 9.º ano de escolaridade".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.