Centro de Vela de Viana inaugurado no sábado após investimento de 1,6 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 29 jul (Lusa) - O Centro de Vela de Viana do Castelo, que integrará o futuro Centro de Mar do concelho, vai ser inaugurado no sábado após um investimento superior a 1,6 milhões de euros, anunciou hoje fonte da autarquia.

Construído na margem direita da foz do rio Lima, este novo equipamento servirá nomeadamente os atletas do Clube de Vela de Viana do Castelo, tendo capacidade para acolher praticantes de vela profissionais ou na vertente de turismo e lazer.

Desenhado pelo arquiteto vianense Tiago Castro, envolveu a construção de dois volumes com dois pisos articulados perpendicularmente entre si e implantados de acordo com a orientação e funcionalidade do cais da envolvente. Estende-se por uma área de construção de 1.892 metros quadrados, tendo associada uma rampa de acesso à água, espaço para carga e descarga, preparação de embarcações e área de lazer e esplanada.

O edifício, já concluído entretanto e cuja inauguração acontecerá a 03 de agosto, às 18:30, albergará as instalações desportivas do clube de Viana do Castelo, um hangar, armazém e zona de formação, assim como balneários, salas de apoio à atividade desportiva e sociais.

Segundo fonte municipal, este equipamento integra o projeto do Centro de Mar de Viana do Castelo, que se enquadra numa estratégia "que aposta no desenvolvimento do turismo náutico" no concelho.

Incluiu ainda a construção de novos centros de remo, já inaugurado, e de canoagem, que abre portas em setembro.

Estes três postos náuticos destinam-se não só a atletas federados, mas também têm capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística, tendo representado um investimento de 6 milhões de euros, comparticipado em 70% por fundos comunitários.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.