Ex-agente de execução condenado a quatro anos de pena suspensa por desviar dinheiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 dez (Lusa) -- O tribunal de S. João Novo, Porto, condenou hoje a quatro anos de prisão, com pena suspensa, um ex-agente de execução e ex-presidente do Conselho Regional da Câmara dos Solicitadores, por ter ficado com 32.000 euros de uma penhora.

Na leitura da decisão judicial, a presidente do coletivo de juízes frisou não ter "qualquer dúvida" de que José Manuel Antas praticou os factos, mas decidiu suspender a pena devido à idade (64 anos) e à doença do arguido.

Suspenso de funções desde janeiro de 2014, a magistrada acredita que o ex-agente de execução não voltará a exercer, não havendo perigo de reincidência do crime.

"A justiça é o último bastião no qual as pessoas confiam para resolver os problemas e você [José Manuel Antas] traiu essa confiança", frisou.

Este ano, o arguido foi condenado noutro tribunal da comarca do Porto, em Matosinhos, a três anos de prisão com pena suspensa pela também prática de um crime de peculato.

A magistrada lembrou que o homem sabia que a sua conduta era "proibida e grave" e, mesmo assim, não se inibiu de pratica-la.

"Agiu de modo livre, voluntário e consciente, violando os seus deveres de zelo e lealdade", disse.

José Manuel Antas, que há quatro anos se apropriou indevidamente de 32.000 euros, obtidos na penhora de uma casa em Paranhos, Porto, disse, durante o julgamento, não saber explicar porque não pagou ao credor.

"Não sei porque não providenciei esta quantia, mas sei que nunca quis fazer meu o que não era", referiu.

Nas alegações finais, o Ministério Público (MP) pediu uma pena não inferior a quatro anos de prisão efetiva por considerar que agiu "dolosamente".

O advogado de defesa, Rui da Silva Leal, afirmou que vai estudar a decisão judicial e, depois, decidir se recorre.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.