Filósofo José Gil recebe hoje o Prémio Jacinto do Prado Coelho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O Prémio Jacinto do Prado Coelho é entregue hoje ao filósofo José Gil, pela sua obra "Cansaço, Tédio, Desassossego", no auditório maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Atribuído anualmente pelo centro português da Associação Internacional de Críticos Literários, o Prémio Jacinto do Prado Coelho destina-se a galardoar uma obra e o seu autor, sendo patrocinado pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Este ano, o júri foi constituído pelas docentes e investigadoras Clara Rocha, Maria João Reynaud e Teresa Martins Marques.

A obra "Cansaço, Tédio, Desassossego" foi publicada em outubro do ano passado pela editora Relógio D'Água.

Segundo a editora, a obra "é composta por quatro ensaios sobre o tema da heteronímia de Fernando Pessoa, sendo considerado o contributo mais inovador da última década nessa área".

"Cansaço, Tédio, Desassossego" recebeu igualmente, este ano, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Festa do Cinema está de regresso. Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.