Mais de meio milhão de euros para reabilitar Sé de Viana até junho 2015

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 11 dez (Lusa) - A Sé Catedral de Viana do Castelo está a ser alvo de uma empreitada de reabilitação, superior a meio milhão de euros, com prazo de conclusão para junho de 2015, disse hoje à Lusa o padre Armando Dias.

De acordo com o pároco da Sé, a intervenção, a realizar em quatro fases, integra-se no projeto a "Rota das Catedrais no Norte", promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e cujo investimento total em sete templos ascende a 4,5 milhões de euros.

Além da Sé de Viana do Castelo, o projeto, com comparticipação do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), abrange as catedrais de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Miranda e Bragança.

Em Viana do Castelo a intervenção começou em novembro passado com a recuperação dos altares de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora dos Artistas.

O investimento ultrapassa os 25 mil euros e deverá estar concluído até final do ano.

Dentro de um mês, adiantou o padre Armando Dias, avançará a reabilitação das torres e fachadas da Sé, empreitada orçada em mais de 127 mil euros.

Em preparação, segundo o pároco da Sé, estão mais duas fases, uma das quais "permitirá a criação de um núcleo museológico nas salas inferiores da Sé".

"Temos alguma ourivesaria, estatuária, livros, telas, tecidos, sedas, loiças. Temos imensa coisa para mostrar no futuro núcleo museológico e teríamos mais se não fosse o incêndio de 1809 que quase destruiu a Sé", explicou.

A Sé Catedral de Viana do Castelo é uma construção do Século XV, de estilo românico, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.

De acordo com o pároco as duas últimas fases da intervenção vão permitir recuperar espaços "que se encontram muitos degradados bem como a sua interligação".

"Atualmente o espaço interior da Sé parece um labirinto. Com estas obras, as salas inferiores e superiores vão ser interligadas criando um percurso Litúrgico, Pastoral e Histórico", adiantou.

O projeto a "Rota das Catedrais a Norte", segundo consta da página da DRCN na internet, tem como objetivo "permitir uma leitura integrada daquele património, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios".

"Já é bom que nos tenham contemplado mas há muito mais para recuperar. Dois órgãos de tubos, os altares imensos e muitas imagens. Se nos dessem mais dois milhões era uma maravilha", sustentou o padre Armando Dias.

O pároco da Sé adiantou defendeu ainda a criação de um roteiro religioso para dar a conhecer "a riqueza do património da cidade".

"Bem articulado este património é algo de maravilhoso para os turistas. Viana do Castelo não fica atrás de outras cidades no património artístico e religioso que tem", afirmou.

ABYC //

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.