Culturgest inicia 2015 com programação que convida ao risco

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- A Culturgest, em Lisboa, propõe para o primeiro trimestre de 2015 uma programação que convida o espetador a arriscar, a conhecer artistas em estreia em Portugal e a revisitar quem está de regresso àquele espaço cultural.

"Dada a dificuldade dos tempos, as pessoas retraem-se na ida a espetáculos, por exemplo, quando não conhecem os artistas. Tendem a ver aquilo que julgam que é seguro, que lhes vai dar satisfação, prazer, e não arriscam. Nós convidamos-vos ao risco", afirma a direção da Culturgest no novo plano de temporada, de janeiro a março.

O programa apresenta, por exemplo, Amélia Muge a cantar versos de Amália Rodrigues, em janeiro, conta com uma atuação, em fevereiro, dos malianos Toumani e Sidiki Diabaté, pai e filho tocadores de kora, e, em março, com o instrumentista marroquino Driss El Maloumi.

Em janeiro, estreará a peça de teatro "Pocilga", um texto do realizador italiano Pier Paolo Pasolini, de 1968, encenado por John Romão, e, em fevereiro, a Culturgest acolherá três espetáculos de Pedro Penim para o Teatro Praga: "Eurovision", "Israel" e "Tear Gas".

Está garantido o regresso do Festival Rescaldo, dedicado à música experimental, em particular a portuguesa, de 20 a 28 de fevereiro, com Coclea, Nova Orquestra Futurista do Porto, Joana Gama + Luís Fernandes e La La La Ressonance a integrarem o cartaz.

De regresso estará também o ciclo "Hootenanny", que procura em fevereiro os blues fora do berço e em diálogo com outras latitudes, como Espanha, com Mingo Balaguer, e Suíça, com o guitarrista Joe Colombo.

Em março, o palco da Culturgest estará ocupado com coreografias de flamenco contemporâneo de Rafael Estévez, Valeriano Paños e Antonio Ruz, e receberá também o Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa.

Entre as conferências propostas, Ana Pais coordenará os encontros sobre o "poder dos afetos" e o investigador Jack Halberstam falará sobre "a estética da anarquia".

Em fevereiro, a Culturgest acolherá a exposição coletiva "Pinceladas de celuloide: uma antologia da perceção fílmica do artista de 1942 até hoje", com cartazes encomendados a 70 artistas, inspirados no cinema, e que estará em contraponto com a mostra já patente "Honey, I rearranged the collection... by artist".

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.