Estreia de "O Velho do Restelo" marca 106.º aniversário do realizador Manoel de Oliveira

Estreia de "O Velho do Restelo" marca 106.º aniversário do realizador Manoel de Oliveira
| País
Porto Canal

A curta-metragem "O Velho do Restelo", a mais recente obra de Manoel de Oliveira, estreia-se hoje em Portugal, dia em que o realizador completa 106 anos.

"O Velho do Restelo" é descrito pelo ator Ricardo Trêpa como a visão de Manoel de Oliveira dos "tempos que correm - que não são famosos -, através de escritos antigos e feitos de grandes figuras da cultura portuguesa e não só".

Da parte da produtora O Som e a Fúria, Luís Urbano, que mobilizou os recursos para a rodagem da obra, afirmou que a receção ao filme no circuito de festivais foi "entusiástica" e que tem havido conversas sobre futuros projetos, dependentes "da disponibilidade física e de saúde" de Manoel de Oliveira, admitindo que, com o realizador, "tudo é possível".

Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, realçou o ânimo do realizador, sublinhando que "a saúde, para ele, não é uma barreira". "Até partir, assim será o raciocínio dele. Sempre foi um lutador. Não é agora que vai desistir de uma máxima de vida que é 'eu quero e hei de conseguir'. Vai até ao fim acreditar que vai fazer mais filmes".

A curta-metragem é descrita pela produtora como "um mergulho livre e sem esperança na História", reunindo, num banco do século XXI, "Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco", a partir, precisamente, de um texto de Pascoaes.

O filme baseia-se em partes do livro "O Penitente", de Teixeira de Pascoaes, tem argumento do cineasta e teve estreia internacional no Festival de Veneza, onde foi exibido fora de competição, em setembro.

Numa entrevista publicada em novembro pela revista norte-americana Variety, Manoel de Oliveira, distinguido na terça-feira com a Legião de Honra francesa, disse que "O Velho do Restelo" é uma "reflexão acerca da humanidade".

A estreia do filme em território nacional concretiza-se hoje, no Cinema Ideal, em Lisboa, e no âmbito do festival Porto/Post/Doc, no Porto.

"O Velho do Restelo" vai ser exibido com três outras curtas-metragens de Oliveira: "Os Painéis de São Vicente", de 2010, "um dos filmes mais interessantes" que Manoel de Oliveira "fez nesta fase da carreira", segundo o produtor, o documentário de estreia "Douro, Faina Fluvial", de 1931, e "O Pintor e a Cidade", de 1956, que contrapõe a visão do Porto, do realizador, com a do pintor António Cruz.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.