Redução do IRC importante para atrair investimento - CCP

Redução do IRC importante para atrair investimento - CCP
| Política
Porto Canal

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) enalteceu hoje a iniciativa de revisão do IRC, declarando que a redução da taxa "será importante para atrair investimento, quer estrangeiro quer nacional".

"Apesar de ainda não serem conhecidos os aspetos concretos da reforma, essenciais para se avaliar a efetividade desta proposta para estimular o investimento e o desenvolvimento da economia, os traços gerais já conhecidos são positivos", diz a entidade em texto hoje enviado às redações.

A CCP diz também ter a expectativa de que o Governo prossiga outras reformas na área fiscal, "designadamente ao nível da simplificação de um conjunto de obrigações de comunicação criadas recentemente", como é exemplo o "transporte de mercadorias e a comunicação de faturas, a redução da taxa de IVA, a agilização dos processos de compensação de créditos sobre o Estado com dívidas fiscais ou a criação de um plano extraordinário de regularização de dívidas fiscais".

Só uma intervenção integrada ao nível fiscal "poderá facilitar o relançamento da atividade económica e a promoção de novos investimentos, nacionais ou internacionais", acredita a CCP.

A taxa de IRC deverá ser reduzida para 19% num prazo de cinco anos, como forma de atrair o investimento, defendeu hoje o presidente da Comissão para a Reforma do IRC, António Lobo Xavier.

"A taxa de IRC é muito elevada em Portugal, é uma das três mais elevadas da Europa e, portanto, tem um caráter desadequado numa pequena economia com problemas estruturais e muito aberta", disse hoje Lobo Xavier na apresentação do anteprojeto para a reforma do IRC.

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".