Descoberta de pinturas originais atrasou obras do museu da Misericórdia do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 dez (Lusa) -- O provedor da Misericórdia do Porto disse hoje que a inauguração do museu da instituição, prevista para este mês, foi adiada devido a um conjunto de imprevistos, como a descoberta de pinturas originais que foi necessário preservar.

"Quando se começou a descascar as paredes descobriu-se que por trás estavam algumas pinturas originais, algumas do século XIX que, devido à sua importância, tivemos de preservar. Isso implicou a vinda de profissionais para fazer essa recuperação e atrasou os trabalhos", explicou António Tavares.

A inauguração do Museu da Misericórdia do Porto foi, por isso, adiada para 14 de março, dia em que se comemora o aniversário da instituição.

Orçado em mais de 1,2 milhões de euros, o projeto conta uma comparticipação pelo FEDER de 872 mil euros.

Localizado em pleno centro histórico do Porto, na rua das Flores, o futuro Museu da Misericórdia vai acolher o espólio artístico da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), do qual se destaca "a obra maior da pintura flamenca", o quadro "Fons Vitae".

Trata-se, segundo o provedor, da concretização de "um sonho com mais de 100 anos, porque a ideia já tinha sido lançada no final do século XIX, devido ao grande acevo que a Santa Casa tem".

A exposição permanente do museu acolherá também "os painéis de Diogo Teixeira, muita pintura, a maior coleção de retratos existente em Portugal, cerca de cinco centenas, e tudo o que tem a ver com a paramentaria, a arte sacra e com a ourivesaria".

Os serviços administrativos da SCMP que funcionavam no edifício que irá acolher o museu foram entretanto transferidos para outros imóveis da instituição.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

UNIR reforça rede em Gaia com quatro novas linhas

A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto (AMP), terá quatro novas redes em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira, havendo ainda mudanças noutras duas, divulgou esta sexta-feira o município à Lusa.

Preventiva para dois homens detidos por assalto a residências em Vila Real

Os dois homens detidos na quarta-feira pela suspeita de assaltos a residências em Vila Real vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, disse esta sexta-feira fonte da PSP.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.