Serviço de Estrangeiros e Fronteiras encontra mão-de-obra ilegal no distrito de Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jul (lusa) - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fiscalizou, desde quarta-feira, cerca de duas dezenas de estabelecimentos de restauração e comércio, nos concelhos de Aveiro e Vale de Cambra, tendo instaurado três contraordenações por emprego de mão-de-obra ilegal.

Segundo o SEF, durante a operação de fiscalização, foram ainda identificados cerca de meia centena de cidadãos estrangeiros.

A fiscalização à área da restauração culminou com a detenção de um cidadão estrangeiro indocumentado e, consequentemente, em permanência irregular em Portugal.

Levado ao Tribunal de Ílhavo, foi-lhe aplicada como medida de coação o Termo de Identidade e Residência (TIR) e apresentações semanais no SEF, até ao seu afastamento de Portugal.

Quanto à fiscalização aos estabelecimentos na área do comércio, o SEF detetou uma cidadã estrangeira em situação ilegal, a qual foi notificada para abandonar Portugal no prazo máximo de 20 dias.

Foram ainda localizados, identificados e notificados outros dois cidadãos, sobre os quais pendiam pedidos de localização e paradeiro policial para notificação e depoimento em processo-crime, refere o SEF.

Às entidades empregadoras foram instauradas três contraordenações, por emprego de mão-de-obra ilegal, cujo valor das coimas oscila entre os seis mil e os 30 mil euros, estando ainda a ser avaliadas, junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Segurança Social, outras situações de exploração de mão-de-obra estrangeira ilegal.

Estas ações de fiscalização de rotina tiveram a participação dos elementos policiais presentes no Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro (CCPA) para a troca de informação policial.

As ações inserem-se ainda nas medidas preventivas do SEF destinadas à dissuasão da exploração de trabalhadores imigrantes em situação ilegal e prevenção de demais ilícitos conexos com o trabalho e permanência ilegal.

FC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.