Laboratório em Braga vai criar aparelhos especiais para ajudar em doenças raras

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 25 jul (Lusa) -- O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologias, em Braga, vai desenvolver aparelhos especiais de monitorização e acompanhamento de pacientes com doenças complexas, prevendo-se uma redução de custos de assistência em 10 milhões de euros por ano na eurorregião Norte/Galiza.

O projeto, denominado de Invennta, visa desenvolver um "espaço colaborativo de equipas de investigação mistas em nanomedicina", apoiadas por modelos de transferência de tecnologia, com a "finalidade de criar emprego e desenvolvimento socioeconómico da eurorregião", explicou à Lusa fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Desenvolver novos dispositivos na área da neurologia, que no futuro possam ser incorporados em protocolos de telemedicina e que permitam diagnósticos rápidos e terapias apropriadas ou fomentar ações de investigação aplicada no desenvolvimento de terapias contra o cancro, são outros dos objetivos do projeto científico.

Segundo informações da CCDR-N, o projeto Invennta inclui-se num conjunto de novos projetos a cooperação entre Portugal e Espanha que vão receber apoios comunitários.

O Programa de Cooperação Espanha-Portugal aprovou um novo pacote de apoio comunitário de "16 milhões de euros" para 20 projetos transfronteiriços para desenvolver a cooperação entre Portugal e Espanha, informou hoje a CCDR-N.

Um outro projeto que vai ser apoiado com aqueles fundos comunitários é o 'Novomar - Inovação em Nanomedicina', cujo promotor é a Universidade do Minho, em parceria com a Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIMAR), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto) e diversos centros científicos e tecnológicos da Galiza.

O Novomar também pretende apoiar o emprego e o desenvolvimento socioeconómico no novo ecossistema produtivo da eurorregião.

"Consolidar o Centro Multipolar de Valorização de Recursos e Resíduos Marinhos da eurorregião, através de ações de investigação e desenvolvimento tecnológico e transferência de conhecimento que reforcem o seu papel como parceiro do tecido económico na valorização dos recursos marinhos da região e seus subprodutos, procurando a sustentabilidade desse recurso natural", é um dos principais objetivos.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.