Porto abre época de Natal com iluminação de árvore de 26 metros de altura

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 nov (Lusa) -- A época de Natal arrancou hoje no Porto com a iluminação de uma árvore de 26 metros de altura e 14 de largura, com a nova imagem da cidade, na Avenida dos Aliados, para animar cidadãos, comércio local e turistas.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, frisou que o Natal é um "tempo de paz, tranquilidade e família", por isso, a iluminação em 30 ruas e locais da cidade, um aumento de quatro em relação ao ano passado, é um "contributo" para que esta época festiva seja vivida com mais "alegria".

Este ano, a cidade do Porto tem pistas de gelo, mercado de Natal, presépio ao vivo, concertos, espetáculos e atividades pelas ruas porque quer ser um "referencial do ponto de vista da atração turística", disse.

Ao longo da Avenida dos Aliados, a autarquia colocou cinco estruturas triangulares "Texturas Sonoras", da autoria da arquiteta Isabel Barbas, que podem ser tocadas pelas pessoas, individualmente ou em grupo, emitindo som e luz.

Sem avançar muitos pormenores, o independente Rui Moreira revelou que irá ser disponibilizado papel de embrulho com a imagem do Porto.

Perante centenas de pessoas que se concentraram frente à Câmara do Porto, entre palmas, para assistir à iluminação das muitas microlâmpadas que compõem a árvore, o autarca salientou que o Natal é uma época "muito importante", daí o investimento feito.

Na programação de Natal, a autarquia canalizou este ano 161 mil euros, enquanto em 2013 foram 140 mil euros, valor suportado "por vários protocolos".

Árvore acesa e iluminada, seguiu-se um espetáculo de bailado, composto por 20 bailarinos, de cor, luz e música.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.