S. João da Madeira recebe 6.000 avós de toda a Área Metropolitana do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 25 jul (Lusa) - S. João da Madeira espera receber, na sexta-feira, 6.000 avós dos 16 municípios da Área Metropolitana do Porto, na sétima edição do programa de atividades criado especificamente para assinalar o papel dos seniores na educação infantil.

Instituído legalmente em 2003 pela Resolução da Assembleia da República com o N.º 50/2003, o Dia Metropolitano dos Avós teve a sua estreia no Grande Porto em 2007 e vem-se realizando a cada ano num município diferente, recaindo desta vez a escolha sobre a 'capital do calçado' e o seu Pavilhão das Travessas.

O recinto vai assim acolher 16 comitivas de avós e, considerando que cada uma dessa foi mobilizada pela respetiva autarquia, o vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto define o encontro como uma manifestação intermunicipal de "reconhecimento e valorização" do papel que esse grupo geracional desempenha na comunidade.

Para Ricardo Figueiredo, que é também presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a iniciativa é, afinal, "uma forma de agradecer a quem tanto deu e ainda tem para dar a esta vasta região - em muitos casos após uma vida de muito trabalho e sacrifício, a que se juntam atualmente as enormes dificuldades a enfrentar devido à crise que o país atravessa".

Em declarações à Lusa, o autarca realça que os avós motivam "muito orgulho e grande respeito na cultura portuguesa" precisamente por serem "uma referência" na estrutura de cada família, sobretudo ao nível da "liderança" e da "transmissão de valores e princípios".

"Os avós têm um papel essencial na vida das crianças", afirma o autarca. "Cumprem uma função de enquadramento familiar e social dos netos, complementando a ação dos pais, que, muitas vezes, não podem estar com os filhos o tempo que seria desejável".

O autarca defende, por isso, que "a sociedade tem que saber valorizar essa sabedoria e capacidade de incutir valores e princípios nas gerações mais novas", mérito que merecerá particular agradecimento "nestes tempos de forte desemprego, em que os avós são o suporte económico e afetivo de muitas famílias".

A celebração do Dia Metropolitano dos Avós em S. João da Madeira decorre sexta-feira entre as 13:30 e as 17:00. Inclui um programa de animação que privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios abrangidos pela iniciativa.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.