Volta a Portugal em bicicleta regressa a Bragança e ao Nordeste Transmontano

| Desporto
Porto Canal

A Volta a Portugal em bicicleta regressa a Bragança, com a cidade transmontana a receber um final de etapa da prova, que decorrerá entre 29 de julho e 09 de agosto de 2015, anunciou hoje a organização.

Há 15 anos que a Volta não passava por Bragança, cidade que faz parte da história daquele que é considerado o mais popular evento desportivo que se realiza em Portugal, como realçou o diretor da prova Joaquim Gomes.

O percurso da 77ª edição só será conhecido na apresentação oficial, reservada para maio ou junho, sendo certo, segundo o diretor, o local de partida, que é Viseu, e de chegada, Lisboa, com Bragança no itinerário na primeira semana e a possibilidade de os ciclistas poderem passar por outros concelhos da região e "de forma quase inédita fazer com que 30 por cento das etapas da volta" se concentrem no Nordeste Transmontano.

A perspetiva foi deixada numa conferência de imprensa, em Bragança, que foi o primeiro evento público de divulgação da Volta, que contou com a presença de Joaquim Gomes, do presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, e representante da federação portuguesa da modalidade, Nuno Santos, e do presidente da Câmara, Hernâni Dias.

O município vai investir 50 mil euros neste regresso da prova, como adiantou o autarca, para quem este evento "é algo que marcará positivamente a cidade e a região".

"Será um bom contributo para a promoção do nosso território e desenvolvimento económico e turístico, se pensarmos na logística ligada a este evento", defendeu.

Nuno Santos não tem dúvidas de que esta presença da maior prova do ciclismo nacional "tem implicações na captação de novos valores" e realçou que esta região "tem das melhores condições para a prática da modalidade".

O acordo celebrado entre a autarquia local e a organização garantirá a passagem da prova por Bragança nos próximos anos.

O diretor da Volta lembrou que, por imposição internacional, o formato inicial da prova foi alterado, com uma redução para quase metade da duração, onze dias, o que obrigou a que "regiões como Bragança tenham ficado irremediavelmente prejudicadas" nos últimos anos.

A organização garante que tem feito um esforço para incluir, ainda que alternadamente, outros municípios no itinerário, que tem já pontos "âncora" e locais com peso desportivos obrigatórios como a Senhora da Graça ou a Serra da Estrela.

Joaquim Gomes destacou ainda a visibilidade que o evento dá às regiões por onde passa "com mais de dois milhões de pessoas" a acompanharem os ciclistas ao longo da estrada durante os onze dias de prova.

Bragança é a cidade natal do jovem Ricardo Vilela, apontado como um dos mais promissores nomes do ciclismo nacional e que esteve presente na conferência de imprensa, fazendo votos de poder participar na próxima edição da volta e "gozar a chegada a Bragança".

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Regresso ao trabalho na terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.