Requalificação de capela de Alijó é contrapartida pela barragem do Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Alijó, Vila Real, 27 nov (Lusa) -- A Capela da Senhora da Lapa, em Alijó, vai ser alvo de obras de requalificação financiadas no âmbito das compensações pela construção da Barragem de Foz Tua, anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Vários monumentos da área de abrangência da barragem de Foz Tua, que está a ser construída entre Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, e Alijó, no distrito de Vila Real, vão ser requalificados e valorizados no âmbito de um projeto financiado pela EDP em quase 1,6 milhões de euros.

A iniciativa resulta das contrapartidas da elétrica nacional à região do Vale do Tua e envolve a EDP, a DRCN e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT).

Em Alijó foi escolhida a Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua. O lançamento da empreitada de requalificação deste edifício vai decorrer na sexta-feira.

Trata-se, segundo referiu hoje a DRCN, de uma obra orçada em 58 mil euros suportados pela EDP e prevista no plano do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

A Direção Regional de Cultura referiu ainda "esta é a única intervenção a realizar em pleno Vale do Tua", já que a freguesia de São Mamede de Ribatua está situada na margem norte do rio Douro onde o afluente Tua desagua.

O plano prevê, para além da obra na Capela da Senhora da Lapa, a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita em São Mamede de Ribatua, ambos localizados em Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, onde decorrem trabalhos de levantamento e diagnóstico.

Vão ser ainda intervencionados o Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, e decorrerão obras nas igrejas de Avantos, Abambres e Guide.

A construção da Barragem de Foz Tua foi aprovada mediante várias condicionantes e contrapartidas à região, uma das quais a constituição da agência de desenvolvimento que acompanha os diferentes processos e gere o fundo anual de três por cento da produção de energia para promover projetos de desenvolvimento regional.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.