Capão à Freamunde, de Paços de Ferreira, já tem Indicação Geográfica Protegida

| Norte
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, Porto, 26 nov (Lusa) - O produto gastronómico "Capão à Freamunde", de Paços de Ferreira, foi certificado com a Indicação Geográfica Protegida (IGP), anunciaram terça-feira os promotores da semana gastronómica dedicada àquela especialidade.

Para os organizadores do evento, que vai decorrer de 28 de novembro a 13 de dezembro em sete restaurantes do concelho de Paços de Ferreira, a certificação é uma "mais valia" que permitirá defender e promover as formas tradicionais de criar o capão e prepará-lo em termos gastronómicos.

Ricardo Graça, da Associação de Produtores, disse hoje que o processo de certificação está concluído, determinando de forma concreta, o modo de castração do animal e a forma como é criado, entre outros requisitos

Segundo o dirigente, o conjunto de exigências facilitará a comercialização e a identificação do "capão vivo ou morto" em termos nacionais.

Em conferência de imprensa para a apresentação do evento, Ricardo Graça disse que no concelho há capacidade para aumentar a produção de capões, de forma artesanal, se a procura aumentar, "como se espera".

Na apresentação da semana gastronómica participaram vários representantes do setor.

Raimundo Durão, da Confraria do Capão, disse que a certificação é "uma boa notícia" e facilitará "a democratização da especialidade" gastronómica.

"Devia-se comer capão todo o ano, como na Bairrada se come leitão", sublinhou, defendendo a necessidade de criar condições para a venda da ave ao peso, para além de melhorar o circuito de comercialização.

O representante da confraria recordou que, atualmente, já há tecnologias, como o vácuo, que permitem o transporte do leitão em boas condições, o que facilita a comercialização noutras zonas do país.

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, congratulou-se com a certificação, destacando a importância cultural e económica do produto.

Em 2013, foram comercializados 2.200 capões na região de Paços de Ferreira.

No concelho há 73 produtores registados, a maioria de dimensão familiar.

Um dos pontos altos da semana gastronómica é o concurso gastronómico, na sua 23ª edição, para escolher o restaurante que melhor prepara o capão.

A decisão vai ser tomada durante um jantar a realizar no dia 12 de dezembro.

A Rota do Românico associa-se à semana gastronómica preparando dois pacotes turísticos, nos quais os visitantes podem aliar a degustação daquela especialidade à visita ao património da região.

APM // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.