Administração de Saúde do Norte anuncia mais dois casos de brucelose em Baião

Administração de Saúde do Norte anuncia mais dois casos de brucelose em Baião
| Norte
Porto Canal

A Administração Regional de Saúde (ARS-N) anunciou hoje que subiu para 15 o número de casos de brucelose registados em Baião e que cinco pessoas tiveram de ser hospitalizadas.

Segundo um comunicado daquele organismo, os casos hospitalizados apresentam "um quadro clínico estável".

Na segunda-feira, a ARS-N admitiu a existência de 13 casos, quatro dos quais internados em dois hospitais do Porto.

O surto terá origem no consumo de queijo fresco preparado de forma artesanal.

Na comunicação de hoje, admite-se que, devido ao início insidioso da doença e ao longo período de tempo que decorre entre a entrada da bactéria no organismo humano e o início dos sintomas, "novos casos de doença poderão ser identificados".

"A Autoridade de Saúde Local mantém permanente atenção à evolução do surto e, em articulação com os responsáveis pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde destes concelhos, assegura a capacidade de resposta face à presente situação", lê-se no comunicado.

A ARS-N assinala que à resposta local "associa-se um dispositivo de articulação, no âmbito da investigação epidemiológica, entre a Autoridade de Saúde Regional, a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária do Norte e a Divisão de Alimentação e Veterinária do Porto".

+ notícias: Norte

Incêndio de camião obriga ao corte da A25

A autoestrada 25 (A25), no sentido Boa Aldeia-Viseu, encontra-se cortada devido ao incêndio de um camião, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.