Deputados do PS questionam ministro sobre horário de centro de saúde de Vouzela

| Norte
Porto Canal / Agências

Vouzela, Viseu, 25 nov (Lusa) -- Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu perguntaram ao ministro da Saúde sobre quando este pretende repor o horário de funcionamento do centro de saúde de Vouzela, que foi reduzido em novembro.

Numa pergunta apresentada na Assembleia da República, hoje divulgada, Acácio Pinto, Elza Pais e José Junqueiro referem que "o centro de saúde de Vouzela, que funcionava das 08:00 às 24:00, viu o seu horário de funcionamento ser reduzido até às 20:00".

"Acha o ministro da Saúde normal que se reduza o horário de funcionamento de um centro de saúde, já desde o início de novembro, com base numa greve, legítima, por parte dos funcionários", questionam.

Segundo os deputados socialistas, esta situação "veio causar sérios constrangimentos na acessibilidade aos cuidados de saúde por parte dos utentes do concelho".

Lembram que o concelho "tem uma população com um elevado índice de envelhecimento" e se situa na serra do Caramulo e no vale do Vouga, "o que traz dificuldades naturais de deslocação às pessoas, fruto das acentuadas barreiras geográficas".

Acácio Pinto, Elza Pais e José Junqueiro lamentam ainda que tenha havido a saída de um médico sem que tivesse sido substituído, o que, a juntar à redução do horário de funcionamento, levou a "um sentimento de abandono das populações por parte da Administração Regional de Saúde, uma vez que haverá utentes de extensões de saúde que ficarão sem cobertura médica".

Neste âmbito, perguntam ao governante se conhece as dificuldades que esta situação está a provocar e se "não equaciona o ministério encontrar uma solução imediata para este grave problema que afeta o centro de saúde de Vouzela".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Empresa de Santa Maria da Feira vai despedir 35 pessoas devido a quebra nas vendas

A fabricante de torneiras e equipamentos sanitários Cifial S.A. anunciou esta terça-feira que vai despedir 35 dos seus atuais 168 trabalhadores devido à quebra de vendas registada por essa marca de Santa Maria da Feira, sobretudo nas exportações.