Câmara do Porto avança com incentivos para reabilitação urbana em Campanhã

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que espera criar em breve instrumentos de planeamento e fiscais de promoção da reabilitação na zona degradada de Campanhã, onde assegurou que não vai faltar investimento público.

"O que vamos fazer é usar instrumentos de planeamento e fiscais de promoção da reabilitação, à semelhança do que foi feito no centro histórico, para que investidores [ali] encontrem maior atratividade", observou, à margem da sessão de abertura da II Semana da Reabilitação Urbana que decorre até domingo no Porto.

Depois de traçar o "desenho estratégico" das áreas a reabilitar na freguesia mais oriental da cidade, que faz fronteira com o concelho de Gondomar, a Câmara do Porto pretende começar, num prazo de três meses, a "tomar decisões sobre território", revelou o autarca, admitindo que o processo avançará "naturalmente com investimento público".

"O resultado obtido no centro histórico resulta em grande parte do investimento público que foi feito", frisou.

Moreira reconheceu tratar-se de um "valor ambicioso" sobretudo para a zona oriental de Campanhã, uma das mais degradadas da cidade, mas alertou que no início da intervenção na Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) no centro histórico, também ninguém encontrava atratividade naquele território.

"Aquilo que estamos a preparar é um conjunto Áreas de Reabilitação Urbana para Campanhã e também para o Bonfim, no sentido de ir para além das zonas que estão hoje identificadas como de reabilitação, de forma a que Campanhã possa a beneficiar de modelos com os do centro históricos", descreveu.

De acordo com Moreira, "no centro histórico as coisas já avançaram", pelo que "é preciso arranjar instrumentos de fomento e fiscais de desenvolver áreas menos favorecidas como Campanhã e Bonfim".

"Neste momento [no centro histórico] já estamos numa situação de procura que já justifica algum abrandamento das medidas", observou.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.