Sindicato denuncia "despedimento coletivo encapotado" mas ThyssenKrupp Elevadores nega

Sindicato denuncia "despedimento coletivo encapotado" mas ThyssenKrupp Elevadores nega
| País
Porto Canal

O Sindicato das Indústrias Elétricas denunciou hoje o que considera ser um "despedimento coletivo encapotado" que está a ser levado a cabo pela ThyssenKrupp Elevadores, mas a empresa alemã nega e diz que está em curso uma "reestruturação interna".

"A empresa tem exercido fortes pressões sobre os trabalhadores no sentido destes abdicarem do seu posto de trabalho para que haja uma redução de efetivos. Está a ser proposta a sua deslocalização para outras zonas do país, a dezenas de quilómetros do local atual de trabalho. Isto configura uma espécie de despedimento coletivo encapotado" disse, à agência Lusa, Manuel Correia, dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI).

Contactada pela Lusa, a administração da ThyssenKrupp Elevadores Portugal, com sede em Massamá (Sintra), sublinhou que a empresa, com cerca de 500 trabalhadores distribuídos por várias zonas do país, está a proceder a uma "reestruturação interna", a qual vai ser explicada ao Ministério da Economia em agosto, após o sindicato ter apresentado uma queixa à tutela.

O diretor da empresa, Rui Casimiro, explicou que os "ajustes internos" têm como objetivo tornar a ThyssenKrupp Elevadores "mais flexível, e aproximá-la dos clientes" em função do mercado e do contexto económico-financeiro que se vive. Contudo, o responsável admitiu que o processo de reestruturação interno "pode levar à eliminação de um ou de outro posto de trabalho", salientando que essa situação será sempre negociada com os trabalhadores.

Rui Casimiro assumiu igualmente que pode haver deslocalizações de trabalhadores dentro da empresa, mas frisou que essa medida só avançará "com o acordo dos funcionários".

Em relação às duas situações - eliminação de postos de trabalho e a deslocalização de trabalhadores -, Rui Casimiro esclareceu que "não serão em grande escala", mas, como o processo ainda está em curso, não conseguiu adiantar o número de pessoas que serão abrangidas pelas duas medidas.

A ThyssenKrupp Elevadores Portugal dedica-se à instalação e manutenção de elevadores, e tem delegações de Norte a Sul do País, nomeadamente em Setúbal, Santarém, Faro, Portimão, Coimbra, Porto e Braga.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).