Câmara de Chaves implementa projecto "Idoso Feliz" a partir de Janeiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, Vila Real, 21 nov (Lusa) -- A Câmara de Chaves implementa em janeiro o projeto "Idoso feliz", que visa combater a solidão e o isolamento dos mais velhos e, ao mesmo tempo, promover o envelhecimento saudável e ativo, anunciou hoje o município.

A autarquia explicou, em comunicado, que se trata de um "projeto-piloto" que, inicialmente, irá funcionar no conjunto habitacional dos Aregos, um dos quatro bairros sociais deste concelho do distrito de Vila Real, podendo depois alargar-se a outros espaços.

O "Idoso feliz" visa uma intervenção psicossocial e arranca em janeiro como a missão de "combater a solidão e o isolamento" da população mais velha, bem como promover "o envelhecimento saudável e ativo".

Ao mesmo tempo, o projeto pretende, segundo o município, "melhorar a qualidade de vida e a autoestima da população mais envelhecida".

Os objetivos são o apoio a nível de cuidados primários de saúde, promover a ligação interpessoal, fortalecer laços de amizade e relações sociais, estimular a psicomotricidade, incentivar a participação e potenciar a inclusão social, contribuindo assim para retardar ou evitar a institucionalização destas pessoas.

Estes idosos vão contar com o apoio técnico de psicólogos, educadores sociais, voluntários, bem como das famílias colaboradoras do referido bairro.

A Câmara de Chaves está também a promover aulas de ginástica para a população sénior do concelho.

A iniciativa envolve, neste momento, 190 participantes e visa sensibilizar a população a partir dos 50 anos para a importância da prática regular de exercício físico.

Este projeto de "atividade física sénior" teve início em setembro passado e decorrerá até junho do próximo ano.

As aulas decorrem três vezes por semana no Pavilhão Municipal e na Piscina Municipal.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.