Ponte de Lima congratula-se com desempenho financeiro em 2013

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 19 nov (Lusa) - O município de Ponte de Lima anunciou hoje que está entre os 13 concelhos do país com melhor desempenho financeiro em 2013, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Em comunicado, a autarquia liderada pelo centrista Victor Mendes afirmou que foi "com grande satisfação" que constatou que o concelho ocupa o terceiro lugar no ranking nacional "dos 25 melhores municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira em 2013".

De acordo com o município, esse desempenho "não colocou em causa a aplicação de baixas taxas fiscais e de tarifas cobradas pelos serviços prestados ao cidadão, a atribuição de apoios de âmbito social e a realização de investimentos em equipamentos e infraestruturas necessários ao desenvolvimento do concelho".

Para a autarquia de Ponte de Lima, este estudo, recentemente divulgado, que contou com o apoio do Tribunal de Contas (TC) e de várias outras entidades, "é já uma reconhecida referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local".

O município realçou ainda que os resultados "colocam o concelho no terceiro lugar dos municípios com endividamento líquido negativo (com excedente de ativo circulante sobre o passivo exigível) e um prazo médio de pagamentos de oito dias, tendo reduzido este prazo relativamente ao ano anterior (2012), que era de 13 dias".

De acordo com aquele anuário e tendo em conta os resultados verificados desde 2010, Ponte de Lima "está entre os melhores municípios em termos de eficiência financeira, ocupando, neste caso, o quinto lugar do referido ranking".

ABYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.