Autárquicas: CDU quer estratégia de crescimento em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 23 jul (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, afirmou hoje que o atual executivo não pode continuar a fugir aos números do desemprego, acusando-o de não ter uma estratégia de afirmação do concelho.

"Matosinhos possui, no contexto do noroeste peninsular, um conjunto de vantagens únicas no plano económico, albergando o Porto de Leixões, o Aeroporto do Porto, um dos maiores portos de pesca do país e vias rodoviárias e ferroviárias estruturantes", disse.

Apesar destas infraestruturas, avançou, a falta de uma estratégia de afirmação económica levou a que a crise se acelerasse em Matosinhos a níveis superiores aos do país.

O candidato da CDU relembrou que, antes da crise internacional, Matosinhos já apresentava uma redução no número de empresas do setor das indústrias transformadoras e lojas comerciais.

A evolução negativa do concelho, na sua opinião, acentuou o aumento dos números do desemprego e da pobreza.

"No passado mês de junho constatamos que o número de inscritos no centro de emprego aumentou 10,6% relativamente a igual mês do ano passado, enquanto no distrito do Porto o aumento foi de 7,7% e no país de 6,8%", referiu.

O candidato responsabilizou o PS, PSD e CDS-PP pela "tragédia" que se vive em Matosinhos, resultado "mais acabado" das políticas desenvolvidas há 37 anos no país por sucessivos governos destes partidos.

Para inverter a situação, a CDU tem como prioridades a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a criação de um conselho municipal para as atividades económicas, a instituição do princípio de consulta obrigatória dos representantes do comércio local em todos os processos de licenciamento de espaços comerciais e a criação de novas zonas industriais de iniciativa municipal.

"É preciso devolver a vida à baixa de Matosinhos. Temos praia, temos cultura, temos artes centenárias, restauração e uma comunidade única que vale a pena conhecer e visitar. Se a Câmara Municipal tem vergonha de mostrar Matosinhos aos turistas, será por ter deixado degradar o seu centro ao limite do inaceitável", terminou.

Além de José Pedro Rodrigues, na corrida às autárquicas em Matosinhos estão Pedro da Vinha Costa (PSD), António Parada (PS), Guilherme Pinto (independente), Manuel Maio (CDS-PP), Fernando Queiroz (BE) e Orlando Cruz (PTP).

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".