Seis barras fechadas e quatro condicionadas devido a forte agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- Seis barras da costa portuguesa estão hoje fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponibilizada pela Marinha.

Segundo a informação colocada no 'site' da Marinha Portuguesa na Internet, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Povoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto encontram-se encerradas a toda a navegação.

Já as barras do Douro, Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, Figueira da Foz a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto em Faro estão fechadas a embarcações inferiores a 10 metros de comprimento.

A costa portuguesa encontra-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de ondulação forte, enquanto para os distritos a norte de Leiria está prevista chuva e vento forte, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o 'site' do IPMA na Internet, o aviso amarelo para a agitação marítima vigora nos 10 distritos da costa portuguesa entre as 03:00 da madrugada de hoje até às 07:00 domingo, já que estão previstas ondas entre os quatro e os cinco metros.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Períodos de chuva, por vezes forte na região sul, passando gradualmente a regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões norte e centro, onde poderão ser de granizo.

Está prevista também a queda de neve acima de 1.800 metros, descendo a cota para 1.400 metros ao longo do dia.

De acordo como IPMA, há ainda uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e centro, assim como da temperatura máxima em todo o país.

Quanto às temperaturas previstas para hoje, Faro e Sagres vão chegar aos 19 graus celsius, Sines apresenta 18, Lisboa, Beja e Leiria aos 17, Coimbra e Porto aos 16, Guarda e Bragança vão ser as cidades mais frias, com 9 e 11 graus respetivamente.

Nos Açores, para as ilhas do grupo ocidental e central estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e períodos de chuva a partir da noite. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiro fracos durante a madrugada.

Em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada são esperados 18 graus de máxima enquanto a Horta regista 17.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.