Câmara do Porto quer Governo a definir gestão das pontes do Infante e Luiz I

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 jul (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade voltar a intervir junto do Governo para que este determine qual a entidade responsável pela gestão e conservação da ponte do Infante e do tabuleiro inferior da ponte Luiz I.

Durante a discussão da proposta de recomendação da CDU na reunião pública do executivo, o presidente Rui Rio frisou já ter feito diligências junto do Governo sobre o assunto "diversas vezes", nomeadamente "do ministro [da Economia] e do secretário de Estado".

"Tenho cópia das cartas e vou levá-las comigo", garantiu o autarca, que em maio revelou que o Governo continuava "sem atribuir a nenhuma entidade a responsabilidade pela manutenção da ponte do Infante e do tabuleiro inferior da ponte Luiz I" pelo que ambas estavam "sem manutenção", numa situação que classificou de "grave".

Rui Rio pediu depois ao vereador da CDU que retirasse do documento o nome da empresa Estradas de Portugal, por achar que "cabe ao Governo dizer quem quer" na gestão das travessias.

A sugestão foi acolhida e a versão final recomenda à Câmara que intervenha junto do "ministro da tutela, que é o da Economia" segundo Rui Rio, para a "assunção plena das responsabilidades de conservação e manutenção" da ponte do Infante.

Quanto ao tabuleiro inferior da ponte Luiz I, ficou aprovado que a Câmara interceda junto da tutela para assegurar "as intervenções necessárias à garantia das condições de segurança" da travessia, "incluindo a execução e o custeamento das obras de reabilitação e manutenção que se revelem necessárias à sua conservação".

"Uma inspeção realizada pela própria empresa Estradas de Portugal concluiu que a ponte precisa de obras de manutenção e de reabilitação e recomendou a necessidade de se proceder a diversas intervenções de reparação, nomeadamente ao nível do pavimento na zona com calçada, nas juntas de dilatação e também de pintura de vigas e guarda-corpos", avisa o vereador.

Relativamente à ponte Maria Pia, monumento nacional, a autarquia aprovou interceder "junto ao ministro da tutela", para que, "em permanente articulação com as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia, coordene a elaboração de uma proposta de utilização da antiga travessia ferroviária e dos terrenos de domínio público adjacentes", no seguimento de um protocolo já assinado nesse sentido.

A Câmara do Porto rescindiu em 2011 o protocolo assinado com a empresa Metro do Porto para a manutenção da ponte do Infante, devido à "impossibilidade de articular a conservação do equipamento" com a Câmara de Gaia, que tinha revogado o acordo em 2005.

Em maio, numa resposta enviada à Lusa, o gabinete de comunicação da autarquia esclareceu que Rui Rio já tinha escrito "diversas vezes" ao Governo "para que rapidamente colmatassem essa falha e não perpetuassem uma situação uma situação que considera grave".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.