BE de Vila Real quer saber valor da portagem no viaduto de autoestrada do Corgo

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 23 jul (Lusa) -- O Bloco de Esquerda de Vila Real quer saber quanto custou o viaduto do Corgo, com uma extensão de 2.796 metros, e qual o preço da portagem deste troço da Autoestrada Transmontana, indica hoje um comunicado daquela força partidária.

A Concessionária Autoestradas XXI anunciou na semana passada que a Autoestrada Transmontana, que liga Bragança a Vila Real, fica pronta em agosto.

Neste momento estão operacionais 102 dos cerca de 130 quilómetros da autoestrada e até ao final do mês de julho vão abrir mais 18 quilómetros entre Santa Comba de Rossas e o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros.

Falta terminar, depois, os trabalhos em cerca de 10 quilómetros do distrito de Vila Real, em que se inclui o viaduto do Corgo, onde esta semana se faz o ensaio de carga.

Até ao momento, os únicos troços portajados nesta autoestrada são as variantes de Bragança e Vila Real que têm como alternativa o atual Itinerário Principal 4 (IP4).

Na zona de Vila Real, o troço que incluiu o viaduto do Corgo será portajado na íntegra.

O Bloco de Esquerda de Vila Real quer saber "concretamente quais os custos para os automobilistas da variante associada com o viaduto, e qual o desvio do custo da obra relativamente ao orçamentado".

Opositor desde início à construção deste viaduto, o Bloco refere que a opção por esta "variante é cara, mais extensa que o correspondente troço do IP4 e volta a unir-se a esta via".

O BE alertou ainda para os impactes ambientais decorrentes desta obra, "que se estende ao longo da mancha mais importante de reserva ecológica e que corta a rede Natura 2000 no próprio vale do rio Corgo, tendo dado origem a importantes movimentos de terras, cuja minimização permanece por realizar".

A altura desta estrutura desde a fundação até ao topo dos mastros é de 197 metros. Na zona de maior desnível em relação ao solo, o tabuleiro eleva-se a mais de 230 metros do fundo do vale do rio Corgo.

A construção do viaduto arrancou em março de 2010 envolvida em polémica e muitas críticas a esta complexa obra de arte por parte de ambientalistas e moradores próximos da estrutura, que constituíram o movimento cívico "Cidadãos por Vila Real".

O viaduto ergue-se a sul da cidade de Vila Real, entre Parada de Cunhos e Folhadela.

O Bloco de Esquerda alertou ainda para o que considera ser a inutilidade a médio prazo deste investimento.

É que a Autoestrada do Marão vai ligar à Autoestrada do Marão, cuja construção está parada há dois anos.

O Governo já resgatou a concessão, onde se incluiu a construção de um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros, mas não é conhecida qualquer data para o reinício os trabalhos.

PLI (HFI) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

ASAE instaura quatro processos-crime por jogo ilícito no distrito do Porto

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos-crime por jogo ilícito nos municípios da Maia, Matosinhos, Amarante e Felgueiras, no distrito do Porto, após uma operação na última semana de abril.

Mulher morre atropelada por comboio em Cerveira

Uma mulher morreu esta quinta-feira atropelada por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.