Sindicatos acusam ministro da Economia de "mentir sobre crescimento económico"
Porto Canal
O coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro (USA), Adelino Nunes, acusou hoje o ministro da Economia de "mentir" sobre a situação económica do país, afirmando que a economia não está a crescer, nem a nível nacional nem no distrito.
Em declarações à Lusa, o sindicalista disse que entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2014, houve 251 empresas no distrito de Aveiro que foram para a insolvência.
"Isto é um dado que confirma que a economia continua a não crescer e por isso é que as empresas encerram", disse o coordenador da USA, afeta à CGTP/IN.
O sindicalista falava à porta do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, onde esta manhã se concentraram cerca de 30 dirigentes sindicais à espera do ministro da Economia, Pires de Lima, que irá participar no 4.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro.
"Como o ministro da Economia tem andado a dizer que a economia já está no bom caminho e está a crescer, nós viemos aqui para lhe entregar um relatório da situação social no distrito, que demonstra exatamente o contrário", disse Adelino Nunes.
O mesmo responsável referiu ainda que a grande maioria das empresas que encerraram este ano no distrito de Aveiro são de comércio a retalho, assinalando que o país tem registado uma "queda abrupta" nesta área, o que significa que "a população não tem poder de compra".
Quanto ao desemprego no distrito de Aveiro, o sindicalista disse que continua a ser "muito elevado", referindo que, no mês de setembro, o número de desempregados registados era de 36.880 pessoas.
Os manifestantes desmobilizaram cerca das 10:30, sem conseguir entregar o relatório ao governante que, devido a uma mudança no programa, só deverá chegar cerca das 12:30.
A 4.ª edição do Fórum Empresarial da Região de Aveiro, subordinado ao tema "Portugal 2020 e os desafios das PMES", reúne 460 pessoas entre empresários e entidades nacionais e regionais.
Fomentar a reflexão e o debate de políticas públicas com impacto no dia-a-dia das empresas através da auscultação dos empresários, é um dos objetivos do evento promovido pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).