Padre de Canelas, Gaia, saiu e população recebe substituto de negro e em silêncio

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 nov (Lusa) -- O padre de Canelas, Gaia, foi afastado pela Diocese do Porto e, em protesto, a população recebe o seu substituto no domingo em silêncio e de roupa preta, avançou hoje à Lusa o responsável pelo movimento "Uma Comunidade Reage!".

A nomeação do novo sacerdote para a Paróquia de Canelas - Albino Reis - consta da página oficial de internet da Diocese do Porto.

O padre Roberto, agora demitido e substituído nas suas funções, recebeu em junho indicações por parte da Diocese do Porto para abandonar a paróquia em setembro, mas após várias ações de protesto da população recuou na sua decisão e só agora decidiu substitui-lo, explicou Miguel Rangel.

No próximo domingo, dia em que se realiza a cerimónia de receção ao novo padre, as pessoas irão concentrar-se frente à Igreja Paroquial de Canelas vestidas de preto e em silêncio, não assistindo à Eucaristia, afirmou.

"Não é nada contra o novo padre, mas sim um ato contra a decisão da Diocese do Porto em nos retirar um pároco de quem gostávamos muito e que foi injustamente afastado", disse.

Miguel Rangel frisou que a diocese continua sem dar uma "explicação lógica" para a saída do padre Roberto.

"A população não via o padre como um mero administrador de sacramentos, mas como um amigo", salientou.

Segundo Miguel Rangel, os motivos para a saída do padre Roberto de Sousa, há oito anos à frente da paróquia, não foram divulgados pelo bispo, mas acredita estarem relacionados com os 15 mil euros gastos na colocação de uma estátua em honra do seu antecessor, entretanto falecido.

"O padre não é contra a estátua, mas questionou o custo da mesma, considerando que o dinheiro era mais bem aplicado noutras coisas", revelou.

Ao longo de meses, o movimento "Uma Comunidade Reage!" organizou um cordão humano, uma vigília, uma marcha silenciosa e recolheu 5.800 assinaturas para um abaixo-assinado que, posteriormente, entregou ao bispo do Porto numa reunião.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.