Existe estabilidade e aguardamos com serenidade avaliação do PR -- PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jul (Lusa) - O dirigente social-democrata Jorge Moreira da Silva defendeu hoje que a coligação PSD/CDS-PP garante estabilidade e afirmou que o seu partido aguarda "com serenidade e confiança" a avaliação do Presidente da República.

Questionado sobre o que Cavaco Silva poderá fazer, na sequência do falhanço de um acordo entre PSD, PS e CDS-PP, Jorge Moreira da Silva escusou-se a fazer "qualquer declaração que possa ser vista como um condicionamento", respondendo apenas que "este é o tempo do senhor Presidente da República".

Jorge Moreira da Silva, que liderou a delegação do PSD no processo de conversações com o PS e o CDS-PP, fez estas declarações na sede dos sociais-democratas, em Lisboa, numa conferência de imprensa em que apenas respondeu a duas perguntas.

"Hoje, mais importante do que o desacordo entre os três partidos, é a garantia de estabilidade, de coesão e de empenhamento da coligação PSD/CDS-PP no cumprimento de objetivos celebrados por Portugal e na criação de condições para o crescimento e emprego que importa destacar", sustentou o primeiro vice-presidente e coordenador da direção nacional do PSD.

O dirigente social-democrata alegou que "o atual Governo de coligação enfrentou problemas e diferenças de opinião", como "todos os governos de coligação existentes em todo o mundo", mas que "essas diferenças foram sempre enfrentadas e ultrapassadas, sob a liderança do primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho], com celeridade e reforço das condições de estabilidade e de coesão".

"Aguardamos, naturalmente, com serenidade e confiança a avaliação que o senhor Presidente da República fará da presente situação política", concluiu.

IEL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".