Mealhada aprova por unanimidade orçamento para 2015 de 15,7 milhões de euros

| País
Porto Canal / Agências

Mealhada, 31 out (Lusa) -- A Câmara da Mealhada aprovou hoje, por unanimidade, o orçamento para 2015, no valor global de 15,7 milhões de euros, menos cerca de 1,5 milhões de euros que o orçamento deste ano.

O orçamento para 2015 "tem em conta a situação económica, financeira e social do país", preocupando-se, por isso, em promover "um conjunto de medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, nomeadamente no alívio da carga fiscal", sublinha uma nota da autarquia.

O documento, que inclui, pela primeira vez, 11 projetos que resultaram de um orçamento participativo, também se distingue por "um conjunto alargado de investimentos", entre os quais o Centro Escolar da Mealhada, a construção do mercado municipal, também na cidade, a reabilitação do mercado da vila de Pampilhosa e o novo edifício da Câmara Municipal, refere a mesma nota.

Trata-se de "um orçamento virado para a população, que se preocupa com o apoio às famílias e às empresas do concelho, aliviando a sua carga fiscal, mas que se centra também em investimentos de importância estratégica para o município, em áreas como a educação, a ação social, a economia, a área empresarial e a requalificação urbanística", sustenta a Câmara.

De acordo com o documento hoje aprovado, o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) será fixado, em 2015, na sua taxa mínima (0,3%,), sendo devolvidos aos contribuintes do concelho 05% de participação variável de IRS (Imposto sobre Rendimentos Singulares).

A isenção da Taxa de Ocupação do Subsolo prolongar-se-á até 2017, de modo a diminuir "os valores das faturas de gás natural dos residentes no município", salienta o documento.

Estas e outras medidas, que implicam, "necessariamente, uma diminuição da receita", só são possíveis devido a "uma política de gestão rigorosa", sustenta o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, assegurando que se manterão investimentos assumidos no início do mandato, "sem comprometer a estabilidade financeira da autarquia".

Rui Marqueiro recorda que o município "vai ter de suportar o FAM [Fundo de Apoio Municipal] com um valor de 93 mil euros".

O executivo municipal da Mealhada é constituído por quatro eleitos do PS e três da 'Juntos pelo Concelho da Mealhada', coligação formada pelo PSD, CDS-PP, MPT e PPM.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.