Câmara celebra protocolo para monitorizar saúde dos habitantes do Sabugal

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 31 out (Lusa) - A Câmara Municipal do Sabugal vai celebrar um protocolo de cooperação com a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para monitorizar a saúde dos habitantes, foi hoje anunciado.

"É um protocolo na área da saúde pública para estudo, acompanhamento e monitorização da saúde no concelho do Sabugal", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, António Robalo (PSD).

Segundo o autarca, o acordo que será celebrado na segunda-feira, pelas 15:00, no Município do Sabugal, abrangerá todos os habitantes daquele concelho do distrito da Guarda que faz fronteira com Espanha.

"Sabemos que temos uma população idosa, mais sujeita a alterações na área da saúde, e queremos dar resposta a esse segmento da população. Mas, no geral, pretendemos ter uma monitorização e um conhecimento completo da saúde dos munícipes do concelho", disse.

O projeto terá um acompanhamento permanente por parte da Câmara Municipal do Sabugal para, a cada momento, "adequar respostas" aos problemas identificados.

António Robalo disse à Lusa que o acordo entre as três entidades permitirá desenvolver uma cooperação nos domínios da informação e da investigação e a criação de mecanismos de colaboração no âmbito da saúde das populações.

A parceria vai ainda possibilitar a realização de estudos no âmbito da saúde comunitária e da doença e temas relacionados, nomeadamente na área do ambiente, revelou.

"Os referidos estudos, sempre que possível, devem traduzir-se em ações junto das populações, tendo como princípio o seu desenvolvimento e a melhoria da sua qualidade de vida", define o acordo.

O projeto que vai ser desenvolvido junto de todos os habitantes do concelho do Sabugal não tem custos definidos.

"Cada uma das entidades coloca recursos humanos afetos a este projeto. À partida, não temos uma quantia de valor previsto, mas comprometemo-nos a ter os recursos materiais necessários para a realização do trabalho", garantiu António Robalo.

O presidente da autarquia do Sabugal lembrou que a colaboração que vai ser firmada com a assinatura do protocolo surgiu no seguimento do projeto SVD - Sistema de Vigilância Demográfica ("coorte" de base populacional), que está a ser desenvolvido junto dos cerca de 400 habitantes da freguesia de Casteleiro, naquele concelho.

O SVD, promovido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira, começou em abril deste ano e também envolve a ULS/Guarda, a UBI, a Direção Geral de Saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária, entre outras entidades.

O projeto pioneiro vai permitir acompanhar a saúde dos habitantes de Casteleiro e disponibilizar uma base de dados para trabalhos científicos.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.