Câmara do Porto suspende obras previstas para este ano no Mercado do Bolhão

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jul (Lusa) -- A Câmara Municipal do Porto anunciou hoje que vai suspender as obras previstas para 2013 no Mercado do Bolhão, no valor de 700 mil euros, "em nome da lógica da alternância democrática".

"Em nome da lógica da alternância democrática, do rigor e da boa gestão do dinheiro público, a Câmara Municipal entende ser de aconselhável sensatez suspender o plano de intervenção ligeira que tinha previsto fazer no Bolhão, e para o qual havia contemplado no orçamento municipal a referida verba de 700 mil euros, deixando-a disponível para o Executivo que, nos próximos quatro anos, irá conduzir os destinos da cidade", lê-se no comunicado enviado hoje à comunicação social.

A Câmara do Porto tinha previsto, no orçamentado para 2013, uma verba de 700 mil euros para fazer um "pequeno arranjo no Mercado do Bolhão, de molde a que as más condições que, há muito, lá existem pudessem ser um pouco melhoradas" até que a situação financeira do país recuperasse e a economia nacional tivesse em condições de suportar um projeto integral de reabilitação do Bolhão.

A decisão de suspender as obras foi tomada, refere o comunicado, porque a ideia do atual executivo não é coincidente "com a visão dos atuais candidatos à presidência da Câmara do Porto.

Em vez de um pequeno arranjo no Bolhão, os três principais candidatos contrapõem a "certeza de uma completa reabilitação já no próximo mandato autárquico (2013-2017)", refere a mesma nota de imprensa.

O candidato independente à Câmara do Porto, Rui Moreira, defende que o modelo para o Mercado do Bolhão passe pela manutenção da traça, com uma função tradicional, mas dotado de áreas de restauração, cultura e imobiliário concessionando-o a privados.

O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, assumiu, por seu turno, o compromisso de lançar o projeto de "regenerar e recuperar" o mercado do Bolhão "até ao final do ano", sendo o financiamento suportado através do estacionamento.

O candidato socialista à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, propôs a requalificação do Mercado do Bolhão, e disse que seria "o mais importante investimento público municipal do próximo mandato", estimando que as obras seriam na ordem dos oito milhões de euros e que criariam 300 empregos.

CCM (JAP/JF/ACG)// JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.