Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante, com informação áudio em quatro idiomas

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 30 out (Lusa) - Os visitantes do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, vão poder aceder a informação, em vários idiomas, sobre as exposições através de equipamentos de som, anunciou hoje fonte autárquica.

Os "guias áudio", como são designados os equipamentos, vão ser disponibilizados, a partir de novembro, nas exposições permanentes.

"Ergonómicos e com som digital de qualidade, os guias áudio oferecem gravações em quatro idiomas (português, francês, inglês e castelhano) para um percurso que se encontra dividido em paragens, cada uma com o respetivo código", lê-se num comunicado.

Segundo a autarquia de Amarante, "os visitantes têm total liberdade de escolha, podendo ouvir determinada paragem as vezes pretendidas, avançar paragens, tornando a visita mais rápida, ou mudar o percurso e fazê-lo da forma que mais lhes convier".

A utilização dos guias áudio obriga ao pagamento de um euro.

Juntamente com o aparelho será entregue um desdobrável com os códigos para todas as sequências de informação.

O documento contém plantas do percurso, destacando-se as salas Acácio Lino, António Carneiro e Amadeo de Souza-Cardoso.

Serão, ainda, disponibilizados aparelhos adaptados a invisuais e a cidadãos com dificuldades auditivas.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Alto Minho quer garantir ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho quer lançar, na próxima semana, um ajuste direto para garantir a ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto e, vice-versa, suportada pelas câmaras das duas cidades.

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).