Livro sobre vida e obra do fadista Manuel Fernandes apresentado quinta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (Lusa) - A obra "Manuel Fernandes -- Uma história por contar", sobre a vida e obra do criador de "A vassourinha", é apresentada na quinta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa.

Da autoria de Julieta Estrela e Nuno C. Lopes, a obra é a primeira biografia daquela a quem a imprensa fadista das décadas de 1940, 1960 e 1970 realçou o talento e a voz.

Editada pela Fundação Manuel Simões, esta biografia resgata as primeiras gravações do fadista na Estoril Discos.

Em 1945, o jornalista Francisco Radamanto questionava-se, no jornal Guitarra de Portugal: "Onde há hoje cantador de fados mais cheio de qualidades, mais verdadeiro, mais fadista que Manuel Fernandes?".

Uma década mais tarde, em 1956, o poeta Silva Nunes escrevia, no jornal Voz de Portugal, que "Manuel Fernandes [cantava] numa verdadeira atitude de soberania na essência da sua voz, provando assim merecer lugar que de jus ocupa na grande craveira artística".

Enquanto em 1965 a revista Plateia dizia que ele era "artista dos mais populares", ao mesmo tempo que indicava que o fadista parecia "ter descoberto o segredo da manutenção da forma ideal, conservando-se, longos anos - apesar de ser ainda um jovem - num plano de invejável realce".

Na obra de Julieta Estrela -- que conheceu Manuel Fernandes e com ele cantou - e de Nuno C. Lopes, são ainda revelados documentos inéditos e factos desconhecidos da carreira de um fadista do qual, em 1987, o jornalista José Rodrigues da Silva, no Diário de Notícias, salientava a grande dedicação à causa do espetáculo.

A obra será apresentada na quinta-feira, às 19:00, no Museu do Fado, em Lisboa, e contará com um apontamento musical com Sandra Marques, após o que será inaugurada uma exposição sobre a vida e obra do fadista (1921-1994).

Nuno C. Lopes é jornalista, enquanto Julieta Estrela se estreou como fadista em 1957, no Café Luso, em Lisboa, depois de ter vencido o concurso "Rainha das Cantadeiras", promovido pelo jornal Voz de Portugal.

Atualmente é presidente da Associação portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), de que foi uma das fundadoras.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.