Obra escrita de João César Monteiro reunida em livro, a apresentar na Cinemateca
Porto Canal / Agências
Lisboa, 24 out (Lusa) - O primeiro de cinco volumes com toda a obra escrita do realizador João César Monteiro vai ser apresentado a 03 de novembro, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, numa sessão em que serão exibidos dois filmes do cineasta.
Os cinco volumes têm selo da editora Letra Livre e coordenação de Vítor Silva Tavares (fundador da &etc), sendo o primeiro livro editado agora, reunindo os guiões dos primeiros quatro filmes de ficção do realizador: "Quem espera por sapatos de defuto morre descalço", "Fragmentos de um filme-esmola" (também conhecido como "A grada família"), "Veredas" e "Silvestre".
Esta edição da Letra Livre apresentará crítica de cinema, correspondência e expõe a faceta de escritor de João César Monteiro, reunindo textos como "Morituri te salutant" (1974) e "Uma semana noutra cidade -- diário parisiense" (1999). O livro de poemas "Corpo submerso" (1959) também deverá ser editado.
Na sessão de lançamento do primeiro volume, na Cinemateca, serão exibidos os filmes "Quem espera por sapatos de defunto morre descalço", primeiro filme do realizador, só concluído em 1971, e "Fragmentos de um filme-esmola" (1972).
A 08 de novembro, este primeiro livro será apresentado na Figueira da Foz, cidade onde João César Monteiro nasceu a 02 de fevereiro de 1939. Na sessão, será exibido o filme "Recordações da casa amarela" (1989).
João César Monteiro, um dos mais singulares realizadores do cinema português, morreu aos 64 anos, a 03 de fevereiro de 2003, deixando uma filmografia que inclui "Que farei com esta espada" (1975), "À flor do mar" (1986), "A comédia de Deus" (1995), "Le Bassin de John Wayne (1997) e "Branca de Neve" (2000).
SS // MAG
Lusa/Fim
