Paredes de Coura leva pela primeira vez o inglês, música e teatro ao pré-escolar
Porto Canal / Agências
Paredes de Coura, 24 out (Lusa) - As alunos do pré-escolar de Paredes de Coura estão, pela primeira vez, a apreender inglês, música clássica e teatro num investimento de 25 mil euros suportado pela Câmara Municipal, revelou hoje à Lusa o autarca local.
Segundo Vítor Paulo Pereira, a medida - que o município "decidiu implementar este ano letivo, pela primeira vez e totalmente suportada pela autarquia - abrange todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, quer da rede pública quer da privada, num total de 197 crianças dos três aos cinco anos".
"A introdução dessas áreas permitirá o acesso de todas as crianças do pré-escolar a aprendizagens e vivências que implicam deslocações e acarretam despesas apenas possíveis para a bolsa de alguns, poucos, agregados familiares", explicou.
O programa pretende "estimular nas crianças a capacidade de criar, imaginar, experimentar e errar, sem medo".
O ensino do inglês, música clássica e expressão dramática foi implementado em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e com os educadores de infância.
O programa, adiantou, "assenta no pressuposto de que quanto mais cedo a criança conviver com a música, com uma segunda língua ou com o teatro, mais facilmente se desenvolverá e incrementará as suas capacidades nas outras áreas do conhecimento".
"Acreditamos na arte como instrumento educativo e vamos investir com continuidade nesta área. Todos os meninos têm um enorme potencial criativo que temos de desenvolver e estimular e neste contexto a arte oferece um conjunto de experiências que permitem o sentido de criatividade e de iniciativa bem como fomentam a imaginação fértil, a inteligência emocional e a reflexão crítica que permitem que cada um deles seja mais livre, mais autónomo e mais confiante", sustentou.
Segundo aquele responsável as áreas da Educação e Cultura representam "uma aposta" de Paredes de Coura "assumindo valores que ultrapassam já um milhão e meio de euros".
ABYC // JGJ
Lusa/Fim