Europeu de Corfebol regressa a Portugal a partir de sábado na Maia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O quinto Campeonato da Europa de Corfebol arranca este sábado na Maia, naquele que é um regresso da competição, que decorre até 02 de novembro, a Portugal, depois da primeira edição realizada em 1998.

Depois do Estoril, da Catalunha, de Budapeste e de Roterdão, é a vez da Maia se assumir como o polo de Corfebol na Europa, ao longo dos nove dias de competição que vão receber 16 equipas de países como a Alemanha, a Escócia, a República Checa, a Rússia, o País de Gales, a Eslováquia e a atual campeã europeia, a Holanda.

No primeiro dia do Campeonato todas as equipas são chamadas a competir, no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães -- as duas infraestruturas desportivas que recebem o evento -, com especial destaque para o jogo de Portugal contra a República Checa, relativo ao Grupo B, que se realiza logo após da cerimónia de inauguração da competição.

Além dos checos, a seleção nacional vai defrontar, no seu agrupamento, a Catalunha e a Bélgica, com o jogo com os catalães a estar marcado para domingo e o com os belgas a realizar-se na terça-feira.

Com duas medalhas de bronze, Portugal está no quinto lugar no "ranking" mundial, tendo chegado ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1995 e no Estoril, no primeiro Campeonato da Europa em 1998.

Pouco divulgada em Portugal, a modalidade nasceu na Holanda no ano de 1902 e chegou a Portugal 80 anos depois, tratando-se na única modalidade coletiva na qual as equipas são constituídas por quatro elementos masculinos e quatro femininos.

A Federação Internacional de Corfebol (IKF), reconhecida internacionalmente pelo Comité Olímpico Internacional, conta com 60 países inscritos e uma comunidade que soma, em todo o mundo, cerca de 300 mil atletas.

No panorama nacional a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos, o que totaliza cerca de 1.000 atletas federados.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.