Trofa quer sair da "caduca" Associação de Municípios do Vale do Ave

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 21 out (Lusa) - A câmara da Trofa vai votar quinta-feira a saída deste município da Associação de Municípios do Vale do Ave com o presidente desta autarquia a considerar que fazer parte desta associação só tem trazido "dívidas e não proveitos" ao concelho.

"Não faz sentido o município da Trofa, estando na Área Metropolitana do Porto e sendo aí que estão a ser depositadas todas as nossas forças, estar na Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), que é uma coisa caduca", referiu hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto.

Partindo desta convição, na próxima reunião de câmara, que se realiza quarta-feira, o executivo liderado pela coligação PSD/CDS-PP vai apresentar uma proposta a toda a vereação de saída da AMAVE, à qual a Trofa diz pagar mais de 57 mil euros/ano.

"A AMAVE já fez o seu trabalho e já devia ter terminado há muito tempo. Os municípios, o que fazem é estar a contribuir para pagar os vencimentos dos técnicos da AMAVE. A AMAVE não contribui em nada para o município da Trofa. O que temos recebido da AMAVE são dívidas. São custos sem proveito", declarou Sérgio Humberto.

A autarquia da Trofa estima, após quinta-feira e se as propostas forem aprovadas, conseguir uma poupança "na espécie de quotas" que pagam a associações superior a 58 mil euros/ano, pois vai também propor a saída do município da Agência para o Desenvolvimento das Industrias Criativas (ADDICT), à qual paga 1.300 euros/ano.

"A câmara paga e não há retorno. Quando isso acontece não faz sentido", disse Sérgio Humberto, relativamente à ADDICT.

Paralelamente, a Câmara da Trofa decidiu assinar um protocolo com a INTELI-Cidades Inteligentes, que Sérgio Humberto acredita que "substitua a ADDICT".

Trata-se de um agrupamento internacional que terá como missões, junto da Câmara da Trofa, nomeadamente a preparação de candidaturas a fundos comunitários e a realização de estudos de viabilidade financeira, tendo, segundo revelou a autarquia nortenha, participação em jeito de "contrapartida financeira" apenas se o projeto for aprovado, não existindo uma "quota" fixa anual ou mensal.

PYT // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Autocarro atropela mortalmente homem em passeio de Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Homem morre atropelado por comboio. Circulação na Linha do Minho restabelecida

Uma pessoa morreu esta sexta-feira após ser atropelada por um comboio na Linha do Minho, entre Rio Tinto e Ermesinde, distrito do Porto, causando o corte temporário da circulação ferroviária, disse à Lusa fonte da CP – Comboios de Portugal. A circulação ferroviária na foi totalmente restabelecida pelas 12h53.

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.