INEM vai colaborar com Universidade do Porto no âmbito da emergência médica

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 jul (Lusa) -- O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, iniciam no próximo ano letivo uma colaboração pioneira no ensino e investigação sobre emergência médica em Portugal.

"Esta é a primeira parceria que o INEM estabelece com uma faculdade de medicina" para apostar na formação em áreas da urgência e emergência", explicou à hoje Lusa Mariana Pizarro, das relações públicas daquele instituto.

O protocolo, já assinado em maio, vai permitir que os profissionais do INEM possam ajudar a dar formação no Mestrado em Emergência e Catástrofes, um curso que existe no ICBAS, acrescentou Mariana Pizarro.

Pretende-se ainda alargar a colaboração para o ensino da emergência médica na licenciatura em Medicina, adianta o ICBAS, em comunicado.

Está prevista também a utilização de instalações e equipamentos para fins de ensino e investigação de ambas as entidades, com vista ao incentivo de projetos e trabalhos de investigação sobre a área da emergência médica, de âmbito nacional e internacional.

Este protocolo surge do "interesse entre o INEM e o ICBAS em manter uma estreita e mútua cooperação que permita racionalizar os recursos humanos técnicos e materiais, tendo em vista um ensino e investigação mais eficazes", explica a mesma nota de imprensa.

O ICBAS é uma unidade orgânica da Universidade do Porto com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultura e prestação de serviços à comunidade.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica - através do número europeu de emergência 112 -, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem atropelado na A7

Um homem com cerca de 45 anos de idade foi atropelado, na tarde desta segunda-feira, na A7, no sentido Guimarães-Famalicão, apurou o Porto Canal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.